terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Introdução ao Período Barroco Brasileiro: Igreja São Francisco de Assis.

(Ilustração de origem pessoal: Igreja São Francisco de Assis, Ouro Preto - MG)

Barroco compõe a origem cultural brasileira. Aportou aqui com os povoadores portugueses adaptando-se ao nosso clima tropical. Seu desenvolvimento no Brasil surge no séc. XVIII, cem anos após o panorama europeu.
Em suas concepções arquitetônicas encontra-se a predominância dos chanfrados nos cantos, proveniente do barroco português; a forma circular do barroco italiano e o traçado levemente curvilíneo pertencente ao rococó. Há rebuscamento, exagero e extravagância em suas formas.
Porém não ficou limitado às formas exteriores de seu estilo arquitetônico ou do ornamentalismo de rito religioso, católico. Em busca de unir valores opostos, sintetizava também as forças interiores características do homem do período, seja na arte, na literatura ou na liturgia religiosa, o barroco adquire o comportamento paradoxal do homem da época, dotado sempre de um sentido lúdico onde as formas de repressão da consciência se opõem as formas irreprimíveis das paixões humanas.
O barroco alastrou-se pela Bahia e na faixa litorânea do Nordeste no Seicentismo, onde se ergueram os primeiros templos. Acompanhou a Corrida do Ouro e se instituiu em Minas Gerais (antiga capitania do ouro e do diamante), onde o barroco alcançou o ápice de sua grandeza e autonomia, tornando Minas o cenário do estilo Barroco brasileiro, fazendo- o perdurar por todo o século dezoito.
Inicialmente a arquitetura religiosa brasileira obedeceu ao tradicionalismo do primeiro barroco brasileiro, também chamado de barroco jesuítico. As igrejas eram construídas de madeira e taipa e apresentam sua estrutura de forma lisa e pesada reservando o conceito ornamental para o interior. A integração do elemento decorativo se daria com Antônio Francisco Pombal, ao planejar o interior da Matriz do Pilar de Ouro Preto. Porém um dos principias papéis arquitetônicos do barroco foi concedido ao português de nascimento Manuel Francisco Lisboa tendo como aliado seu filho, Antônio Francisco, popularmente conhecido como Aleijadinho.
Aleijadinho foi o criador da genial obra que é a Igreja São Francisco de Assis em Ouro Preto. Afirma-se na sua imaginação, onde em suas obras já havia uma feição arquitetônica brasileira, adotando formas de maior leveza traduzindo-se a uma fantasia escultural da fachada.
O aspecto monumental das igrejas, a grande quantidade de ornamentos, a exuberância de seus revestimentos e de suas decorações em ouro, são os fatores que marcam de forma preciosa o barroco seicentista.
É representada a Igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto, Minas Gerais em desenho, de forma a expressar e se conhecer o valor de seus detalhes.

(Ilustração Pessoal: Detalhe superior esquerdo da Igreja São Francisco de Assis, Ouro Preto -MG)
Karini Fernandes Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário